Cultura

Um País chamado ”Angola”

 

Localizado no continente africano, Angola, faz fronteira a norte com a República Democrática do Congo, a sul com a Namíbia, a este com a Zâmbia e a oeste pelo pelo Oceano Atlântico.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Angola tem 18 províncias divididas por capitais, municípios, distritos e bairros. O povo angolano é acolhedor por natureza, alegre e receptivo.

Mapa Angola_provinces

O clima de Angola é caracterizado por duas estações: a das chuvas, de Outubro a Abril e a seca, conhecida por Cacimbo, de Maio a Agosto, mais seca, como o nome indica e com temperaturas mais baixas.

A língua oficial é o Português fruto da colonização portuguesa mas a diversidade cultural é tão vasta tendo assim diversos dialectos, hábitos e costumes. Os dialectos predominantes são: Kimbundu, Umbundu, Kikongo, Fiote e Tchokwe. Temos ainda os grupos mumuilas que estão na província da Huíla, os mucubais na província do Namíbe e os mushimbas na província do Cunene.

Luanda é a capital do País e também a cidade mais populosa resultado da guerra civil que fez com que uma boa parte do país viesse abrigar cá. É também a cidade mais movimentada e que alberga as principais estruturas do governo como a Assembleia Nacional, o Banco Nacional de Angola, o Palácio de Justiça, o Tribunal Constitucional, a Cidade Alta, as FAA assim como os Ministérios.

Assembleia nacional

Banco nacional de angola1

Por ter a costa com o oceano atlântico, possui diversas praias lindas em várias províncias: Praia do Mussulo, Cabo Ledo, Sangano, Palmeirinhas, Caota, Baía Azul, N’Zeto, Morena, baía farta, do chapéu armado entre tantas outras, justificam por si só a visita a Angola.

praia baia farta

Os principais rios de Angola são: Kwanza, Keve, Zaire, Kubango e Cunene. No Bié, descubra as Cataratas Wongo, as Quedas de Mutumbo, as Quedas de Lau Lau e as Quedas do rio Luando. No Cunene, não perca as Quedas de Ruacaná e as Quedas do Monte Negro. Em Kuando Kubango, encontram-se as Quedas Maculungungo. Na província do Kwanza Norte, visite as Quedas do rio Muembeje. Em Malange, as Cataratas de Kalangula, as Pedras Negras e as Cascatas de Musselenge, estas últimas ideais para se banhar. No Zaire estão as Quedas do rio M´Bdrige, uma visão magnifica.

quedas kalandulaquedas_ruacana_cuneneRioKeve

A Cultura é uma das mais-valias de Angola. A música angolana, seja a tradicional (semba e rebita), seja a moderna (kuduro, kizomba, zouk) tem hoje grande projecção internacional. Os instrumentos musicais tradicionais como o batuque, o kissange e a marimba são ícones da cultura. Também as danças tradicionais destacam-se pelo seu ritmo.

No artesanato, Angola tem a oferecer materiais como a madeira de pau-preto, pau cinza, pau rosa ou pangapanga, o barro, a mateba (fibra de palmeira), o bronze, o chifre e o marfim, são os mais comuns na criação artesanal dos angolanos.

A gastronomia angolana é rica e variada, com o funge (feito com farinha de milho ou de mandioca dependendo da região) como prato principal. Este é acompanhado de diversos molhos. Temos O calulu de peixe grosso, a muamba de galinha, o molho de bagre, a carne seca ou ainda a carne grelhada e as verduras como a couve de moamba, a kizaca, a gimboa, a ramá de batata, a folha do feijão, etc.

Angola tem já uma vasta oferta de áreas protegidas, constituídas em Reservas e Parques Nacionais, Florestais, Regionais e Parciais: Parque Nacional da Kissama, Reserva Natural do Ilhéu dos Pássaros, Reservas Florestais da Kibinda e do Kibaxi-Piri, Parque Nacional da Cangandala e a Reserva do Luando, Parque Nacional do Bicuar, Parque de Iona e o Parque Natural do Namibe, Parque Nacional da Mupa, Parque Regional da Chimalavera, Parque Nacional da Cameia, Floresta do Maiombe , etc.

parque kissama
Parque Nacional da Kissama

Espécies que apenas existem em Angola: Palanca Negra Gigante encontrada em Malanje e a welwitschia Mirabilis planta carnívora do deserto do Namíbe.

7 Maravilhas de Angola

As 7 Maravilhas Naturais de Angola são:

Fenda da Tundavala, na Huíla

Fenda Tundavala, 7 Maravilhas Naturais de Angola. Welcome to Angola!

Floresta do Maiombe, em Cabinda

Floresta do Maiombe, 7 Maravilhas Naturais de Angola. Welcome to Angola!

Grutas do Nzenzo, no Uíge

Grutas do Nzenzo, 7 Maravilhas Naturais de Angola. Welcome to Angola!

Lagoa Carumbo, na Lunda Norte

Lagoa Karumbo, 7 Maravilhas Naturais de Angola. Welcome to Angola!

Morro do Môco, no Huambo

Morro do Môco

Quedas de Kalandula, em Malanje

Quedas de Kalandula, 7 Maravilhas Naturais de Angola. Welcome to Angola!

Quedas do Rio Chiumbe, na Lunda Sul

Quedas de Cihumbue

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s