Culinária · Cultura

Ilha de Luanda: Mufete & Muzongué

A Ilha do Cabo, mais conhecida por Ilha de Luanda,composto por uma estreita língua de terra com 7 km de comprimento que, separando a cidade de Luanda do Oceano Atlântico, cria a Baía de Luanda.

ilha-do-cabo_5595021

A Ilha de Luanda, ou simplesmente A Ilha como a chamam os habitantes de Luanda, encontra-se ligada à cidade por um pequeno istmo (porção de terra estreita cercada por água em dois lados e que conecta duas grandes extensões de terra.) no sopé da Fortaleza de São Miguel.

fortalezao sao miguel

Fortaleza de São Miguel

É por excelência o local de divertimento e lazer dos luandenses e das demais pessoas que desejam conhecer a ilha do cabo, podendo aqui encontrar-se uma grande variedade de equipamentos turísticos, dos bares aos restaurantes junto ao mar e das discotecas aos hotéis, sem esquecer os mercados de rua, as inevitáveis praias e a marina.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na ilha está localizada a Igreja da Nossa Senhora do Cabo, a mais antiga de Angola, fundada em 1575 pelos quarenta portugueses que viviam na ilha antes da mudança da cidade de Luanda para o continente, feita por Paulo Dias de Novais.

igreja nossa sra cabo

Os habitantes originais da ilha são os Axilwanda (Axiluanda), um subgrupo dos Ambundu, em tempos súbditos do Rei do Kongo. Os seus descendentes, os “pescadores da ilha”, guardam até hoje alguns hábitos tradicionais.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Muitas mulheres usam penteados trançados, missangas nos pulsos e ao pescoço e as bessanganas, traje tradicional feito com tecidos coloridos. No mês de Novembro comemora-se a Festa da Kianda (ou Quianda), ritual de veneração à divindade das águas, protectora dos pescadores.

 

bessanganas 2
Bessanganas traje típico

São também típicos da ilha os pratos Mufete e Muzongué (um tipo de caldo de peixe).

Mufete é um prato típico da ilha de Luanda constituído por peixe grelhado (carapau, peixe galo ou cacusso), feijão de óleo de palma, mandioca, banana pão, batata-doce e farinha musseque, acompanhado por molho de cebola com vinagre, azeite doce, gindungo e uma pitada de sal.

O mufete já era consumido na era colonial como parte integrante do menu dos ilhéus, sendo um prato irresistível tradicionalmente apreciado aos sábados, estando no entanto presente em todas as comemorações como aniversários, noivados ou casamentos. Os “mais velhos” da ilha gostam de comer o mufete, pelo menos três vezes por semana, mesmo que não haja nenhum tipo de festa ou comemoração.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Muzongue & Mufete

O grupo de Carnaval União Mundo da Ilha, foi fundado em 1968 pelos habitantes indígenas e é um dos grupos de Carnaval mais antigos de Luanda. O grupo possui na sua galeria 12 títulos e usa nos seus numero danças populares como a Varina e o Semba e canções em kimbundo.

 

Na ilha também se encontram dois clubes náuticos históricos, o Clube Náutico da Ilha de Luanda e o Clube Naval de Luanda.

 

Baía de Luanda
Baía de Luanda
ilha de luanda
Ilha de Luanda
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s