Culinária

Múkua : Fruto, Sumo, Gelado

mucua

A múcua é um fruto branco, em miolo seco com caroço e de sabor ácido. É rico em nutrientes, anti oxidantes, vitaminas e minerais.

Fruto do Imbondeiro, árvore estrondosa que se desnvolve em terrenos áridos e  pode atingir até os 25 m de altura e 7 m de diâmetro do tronco com uma capacidade de armazenamento de água de 120.000 L.

mukua imbondeiro

O imbondeiro está presente até em ilustrações e pinturas.

mukua imbondeiro ilustracaomukua imbondeiro pintura

 

A múkua é muito rica em polifenóis, uns compostos benéficos para o corpo, e ajuda a diminuir a velocidade a que o açúcar é libertado no nosso sangue (resposta glicémica), o que pode ser muito vantajoso para doentes com diabetes. Para quem consome diz que reduz bastante a percentagem e mantém os níveis da diabetes baixos.

Em Angola este fruto é usado na produção de Sumos, gelados caseiros e picolés. Seja sumo ou gelado o procedimento é quase o mesmo, difere apenas na quantidade de água, pode estar mais ou menos concentrado, ao critério de cada um, o mesmo com o acúcar qb, há quem acrescente sumo em pó para dar um gosto diferente, é tão fácil e bom.

mukua sumo

 Gelado de Múcua: demolhar o interior do fruto em água quente; tenha atenção a proporção da água, começe com pouca e vá acrescentando se fôr o caso, porque depois não se pode retirar, a ideia é ficar uma polpa e não líquido. Quando estiverem separados os caroços e os fios; retiram-se da polpa resultante (base do nosso gelado), acrescenta-se açúcar qb e mexe-se bem para ficar diluído; pôr nos saquinhos; congelador e ….voilá!!! Gelado!
mucua gelado
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s