Viagens

Huambo

A província foi fundada a 21 de Setembro de 1912, sendo a província de Angola com maior população até antes da Guerra Colonial, chamando-se na época Nova Lisboa.

O Huambo ocupa uma área de 34.270 Km2 no Centro Sul de Angola.  A sua capital é a cidade do Huambo.

Huambo Banco nacional
Banco Nacional
O Huambo tem 11 municípios: Bailundo, Caála, Catchiungo, Ekunha, Huambo, Longonjo, Londuimbale, Mungo, Tchicala-Tcholoanga, Tchindjenje e Ucuma.
Huambo tem um clima tropical de altitude, com temperaturas médias de 19ºC, com duas estações: uma seca e fria e outra chuvosa, onde o calor quase não se faz sentir devido às constantes precipitações. Na altura do cacimbo, entre Maio e Agosto pode fazer muito frio, sobretudo à noite quando a temperatura pode cair até aos 4ºC.

A maioria pertence ao grupo étnico Ovimbundo e a principal língua nacional é o Umbundu.

Huambo Largo1
Largo do Palácio do Governador

A principal actividade da população é a agricultura e a província foi em tempos considerada o celeiro de Angola, sendo o milho a principal cultura.

É no Huambo que está a Reserva Florestal do Kavongue, com uma área de 39km, e a 20km da capital está a incontornável Albufeira do Kuando, que tem uma rara praia no planalto, devida à Barragem do Ngove, com óptimas condições para natação, pesca desportiva e navegação.

huambo albufeira kuando
Albufeira do kuando
É também nesta província, no município de Ekunha que se localiza o Morro do Moco, o ponto mais alto de Angola, com 2.620m. O Monte Moco é uma atracção para os praticantes de rapel, voo livre e canoagem.
huambo morro do moco
Morro do Môco
Outros locais também são propícios para estes desportos: Pedra alemã, Pedras Ganda-Kawe, Pedra Kambundu, Pedra Caça-Yombua, Pedra de Caminhamba, Morro da Banguela, Morro de Cachiungo e Morro de Santo António.
Os rios Keve, Cunene, Caalai, Cunhangâmua, Capanda, Anhara e Cinquenta são ricos em peixe e por isso excelentes para a pesca desportiva.
Rollei Digital Camera
Rio Keve

A cerca de 90km a oeste da cidade do Huambo estão as Mupas do Cuiva, no município do Ukuma, com cataratas e águas agitadas propícias para a canoagem desportiva.

Caála situa-se a 23km a oeste de Huambo e é aqui que encontramos uma das primeiras igrejas reconstruídas da província, a capela de Nossa Senhora do Monte.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A norte encontra-se o Monte Nganda, um impressionante grupo de rochas que foi em tempos a capital do reino Bailundo. Entre as rochas abrem-se algumas grutas.

Merecem ainda uma visita o Centro de Estudos Florais e o Centro de Estudos de Sacaála, os Paços do Concelho,o Museu Antropológico Municipal, o Museu Regional do Huambo, as Ruínas da Embala Grande e o Tumulo do Rei Ekuikui, em Bailundo.

huambo rei ekuikui
Estátua do Rei Ekwikwi Rei do Bailundo entre 1876 a 1893

Existem ainda vários jardins municipais e campos floridos, onde se poderá apreciar as dálias, flor da qual se diz existir mais de 500 variedades na província, assim como o Granja Por do Sol.

huambo jardim cultura
Jardim da Cultura
Huambo granja
Entrada do Complexo Turístico Granja Por do Sol
Huambo granja2
Granja Por do Sol
Huambo granja4
Resturante_Granja
Huambo granja piscina
Piscina_Granja
Huambo2
Granja Por do Sol
huambo_jardim
Jardim Cidade
Huambo Monumento
Ruínas
Huambo Mercado Municipal
Mercado Municipal
Huambo jardim
Jardim Centro Cidade
Huambo Isced
ISCED – Instituto Superior de Ciências da Educação
huambo Hospital
Hospital Central
huambo bailundo
Bailundo
Huambo AN
Estátua de Agostinho Neto
Anúncios

4 comentários em “Huambo

    1. É verdade mas sempre é possível conhecer mais. As condicçoes estão todas criadas para tal a partir de Luanda é fácil chegar até ao Huambo e o melhor que a paisagem no caminho é linda!!

      Curtir

    1. Huambo é uma das províncias que mais sofreu com a guerra civil mas o salto que deu durante este tempo é muito notável. É lindo mesmo! Um óptimo clima e as pessoas ainda conservam os hábitos e costumes. 🙂

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s