Cultura

Conversa com uma ”Mumuila”

Andando pela Ilha de Luanda, encontrei-me com mulheres pertencentes a um povo cujas tradições perduram no tempo. Um povo não tão conhecido e muitas vezes rejeitado pela sua forma única de preservar a cultura e os costumes pelos anos: Os Mumuilas!

share_15_171207201402.png
Mulheres mumuilas na Ilha de Luanda

Os mumuilas é um grupo pertence a tribo com o mesmo nome, que habita na região rural da província da Huíla.

Possuem um idioma próprio e sua principal atividade é a criação de gado. As mulheres andam com os seios a mostra e usam colares, missangas e pulseiras e colocam no cabelo uma pasta feita de uma mistura de sementes, estrume de vaca e gordura do leite.

share_12_171207200250
Mumuilas

Conversando um pouco com elas, pude aperceber-me que muitas vêm para Luanda como forma de conseguir dinheiro e para isto elas vendem 2 tipos de óleo, Mupeke e Dibalea. O óleo mupeke vem do pau mukepe e é usado para o crescimento do cabelo, já o dibalea vem de plantas marinhas e é usado para massagens.

 

share_14_171207201147
óleo mupeke (mais escuro) e o dibalea

 

Quando chegam em Luanda, elas se cobrem mas se pedires para fazer uma foto perguntam: Com blusa ou sem blusa?

Disseram que vem da Ngimbala, que eram irmãs e que o idioma delas era o Baita, apenas uma falava mais ou menos o português as outras apenas o idioma.

preview
Da direita para esquerda: Mais velha, 2ª filha ( a que fala português)  e a mais nova

Perguntando sobre o que elas mais sentiam falta de casa, respondeu: lá tudo se tira da terra, nada se compra. Aqui prá tudo tens que ter dinheiro!

Foi uma conversa curta mas sem dúvida gratificante poder ter esse contato com uma cultura viva, elas possuem uma essência única, simples, vivem felizes do jeito que são.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Deixe um comentário